Para vocês quem é o melhor skatista ?

Skatistas famosos

Tony Hawk

Anthony Frank Hawk, mais conhecido como Tony Hawk (Carlsbad, 12 de maio de 1968) é considerado o maior skatista/skater de todos os tempos na modalidade vertical. Costuma-se compará-lo a Pelé, Michael Jordan, Kelly Slater, Wayne Gretzky e Tiger Woods por sua genialidade e domínio nas competições. Verdadeiro rei na modalidade vert ou vertical.
Tony é detentor de 12 campeonatos mundiais de Vertical, três campeonatos mundiais de Street Style e nove X Games.
Tony Hawk possuía grande habilidade desde jovem, tornando-se profissional aos 14 anos (nesta época o necessário para se tornar profissional era apenas entrar em um campeonato profissional ao contrário dos padrões atuais em que se necessita de patrocínio de uma companhia de skate para se tornar um profissional). Ele foi um pioneiro nas modernas pistas verticais.
Ele possuía seu próprio halfpipe feito por seu pai quando ele morava em sua primeira casa com sua primeira mulher, Cindy, e seu primeiro filho, Riley.
Tony Hawk foi membro da lendária equipe Bones Brigade da Powell Peralta. Ele também possuía seu próprio modelo de calçados profissionais produzidos pela Airwalk.
Em 1999, a empresa de jogos Activision lançou o jogo Tony Hawk's Pro Skater, que foi primeiro jogo de uma das mais bem sucedidas linhas de video-games. O jogo teve sequência em seis jogos populares, Tony Hawk's Pro Skater 2, Tony Hawk's Pro Skater 3, Tony Hawk's Pro Skater 4, Tony Hawk's Underground e Tony Hawk's Underground 2, Tony Hawk's Underground 2 Remix, Tony Hawk's American Wasteland Tony Hawk's Project 8, Tony Hawk's Downhill Jam, Tony Hawk's Proving Ground e Tony Hawk: Ride.
Hawk se tornou um nome comercial, aparecendo em uma série de comerciais para uma variedade de companhias, incluindo a Apple Computer e a Domino's Pizza. Ele também figurou em programas de televisão como Cyberchase, Rocket Power, The Simpsons, Max Steel, Sifl and Olly, e CSI: Miami, e também em filmes tais como Jackass: The Movie, The New Guy, Max Keeble's Big Move e Dogtown and Z-Boys, e apareceu como actor em filmes como Gleaming the Cube e Police Academy 4. Ele hospedou um documentario, Video Game Invasion, que foi ao ar na GSN. Hawk também apareceu em Punk'd onde ele foi enganado e acreditou que seu filho deixou uma M-80 dentro de um banheiro, maguando uma actriz.
Até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Ele realizou o primeiro giro de 900 graus completo nos X Games de 1999 após 11 tentativas mal sucedidas, ganhando o prémio na competição de melhor manobra por uma grande margem no processo. Ele é muitas vezes chamado de "Birdman"(Homem-pássaro).
Com a criação da “Tony Hawk Foudation”, Hawk tem trabalhado para devolver alguma coisa para o desporto que tanto lhe deu. Criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes, a fundação distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fim lucrativo construírem pistas por todo os Estados Unidos.
Hawk atualmente vive na sua cidade natal Carlsbad (Califórnia), na Califórnia.
Tony teve vários skates, mas seu primeiro skate foi fabricado pela No Rules. Com esse skate Tony conquistou seu primeiro título, em 1980, passados cerca de 18 anos ele decidiu que queria fundar uma marca, a Birdhouse Skateboards, que nasceu em 1992 e a partir desse momento Tony só usou skates dessa marca, tendo ainda usado seu 1º skate durante mais algum tempo.
Hawk também é conhecido por inventar muitas manobras, uma delas é o Mc Hawk, onde o skatista dá 2 voltas de 360 graus completando 720 graus, manobra que ainda nos dias atuais é considerada difícil. Na época em que participou da equipe bones brigade, fez varios filmes, um dos mais conhecidos é o The Search For Animal Chin, gravado na maior parte em São Francisco.




Bob Burnquist

Filho de mãe brasileira e pai americano (da Califórnia), Bob Burnquist ganhou seu primeiro skate aos onze anos e estreou em competições aos treze anos. Teve uma filha chamada Lotus e um filho chamado Igor Allisson com a americana Jen O'Brien, hoje é casado com Verônica Nachard, com quem tem mais uma filha Jasmyn.
Bob, que é vegetariano, vive desde 1995 nos Estados Unidos, em San Diego, na Califórnia. Bob é personagem de jogos eletrônicos como Playstation e Game Boy. Primeiro skatista a conseguir fazer a manobra fakie (de costas para o obstáculo) 900º na mega rampa, manobra que até agora só ele concretizou.



Rodney Mullen

John Rodney Mullen, mais conhecido como Rodney Mullen (Gainesville, 17 de Agosto de 1966), é um skatista dos Estados Unidos, considerado por muitos o melhor do mundo na modalidade street além de ser um dos mais influentes na história do esporte. É creditado como o inventor de mais de 39 manobras diferentes , incluindo o Ollie Flatland, o Kickflip (‘’no Brasil chamado de "flip"’’) em 1983, o Heelflip, o Flip 360, e Impossible. Mullen é creditado em vários vídeos de skate, e lançou uma autobiografia.
 Apesar de achar uma atividade perigosa e ser contrário à idéia de seu filho andar de skate, o pai de Rodney (que era médico) lhe comprou um skate quando ele tinha dez anos, com a condição de que ele sempre usasse equipamento de proteção. Sua mãe sempre o deu apoio e o motivou, e após nove meses Mullen ganhou seu primeiro patrocínio da Island Surf Shop. Rodney alcançou o terceiro lugar na primeira competição em que participou (o evento Freestyle Masculino em Kona, Estados Unidos) e imediatamente foi notado por Bruce Walker e passou a ser patrocinado pela Walker Skateboards.
Durante os três anos seguintes, monkey, macaco, ou como queira chamar, alcançaria mais de trinta vitórias, a maioria na região da Flórida. Tendo Barry Zaritsky como técnico, Rodney entrou em um radical regime de treinamento para derrotar o campeão mundial Steve Rocco no Oasis Pro de 1980. Mullen então se juntou à lendária companhia de skate Powell Peralta e virou membro da Bones Brigade, alcançando o nível de skatista profissional. Rodney também entrou na Universidade da Flórida para estudar Engenharia em 1984, e se formou em 1988.
Em 1989, Mullen deixou a Powell Peralta e se tornou sócio de Steve Rocco na World Industries, mantendo seu nível profissional como um skatista da companhia. Deixou de competir modalidade freestyle em 1990, Rodney havia vencido 34 das 35 competições em que havia participado nos últimos dez anos, e essa é a mais bem-sucedida marca na história de competições do skate. Mullen foi campeão mundial oito vezes, mas devido ao fato de que ele realizava manobras que ninguém era capaz de fazer ele foi proibido de participar novamente dos campeonatos mundiais para dar chance aos outros skatistas.
Seu tempo com a World Industries marcou a mudança em sua carreira de skatista freestyle para skatista street. Rodney então deixou a World Industries e se juntou ao Plan B, um super time com os melhores skatistas profissionais da época. Após ser motivado pelo fundador Mike Ternasky da Plan B, Mullen adaptou seus movimentos freestyle para o estilo street e mostrou essa mudança no vídeo de 1992 Questionable. Rodney Mullen então ficou conhecido por seu estilo rápido e suas manobras feitas em terreno variado, muitas vezes envolvendo obstáculos.
Após a morte de Mike Ternasky em um acidente de carro, Mullen iniciou o A-Team em 1995. A companhia faliu em 2000, e Rodney se juntou à Enjoi Skateboards de Marc Johnson. Pouco tempo depois, ele fundou a Tensor Trucks, desenvolvendo com seus conhecimentos de engenharia um design inédito de trucks. Alguns anos depois continuou sua empreitada no mercado e fundou a Almost Skateboards, ao lado de seu amigo Daewon Song, parceiro de antigas equipes, e de seus épicos Vídeos da Série R.Mullen VS Daweon Song. Lançou O vídeo Almost Round 3, que foi sucesso total e continuou mantendo seu status de profissional, um nível absurdo e inigualavel. Mullen também ajudou a construir pranchas experimentais na Dwindle Distribuction. Rodney se casou em Sedona, Califórnia, com sua esposa Traci Mullen.
Em 2002, a companhia World Industries agora chamada Kubic Marketing, foi comprada pela Globe International. A direção da Kubic permaneceu intacta, e Mullen passou a trabalhar para a Globe International por meio da Dwindle Distribution.
Em 2003, Rodney Mullen foi votado como o maior atleta de esportes radicais de todos os tempos no Legends of the Extreme do Extreme Sports Channel.


Paul Rodriguez

Paul Rodriguez Jr. (P-Rod) (Tarzana, Califórnia, 31 de dezembro de 1984) é um skatista norte-americano.
Pratica skate desde 1996, seu primeiro skateboard foi Powel Blank, e quem o mais influenciou foi atleta Danny Way, gosta de andar de skate pelas ruas e bairros de Los Angeles com seus amigos, mas prefere mesmo na doca de carregamento do Albertson's. Pior pesadelo em sua vida foi ter machucado punho esquerdo.
Vive atualmente em Long Beach, na Califórnia. Sua característica marcante é o estilo das manobras que manda, sempre com muito "catch", manobras altas e que giram lentamente. Além disso, também é conhecido pela quantidade de manobras de switchstance de alta dificuldade que ele acerta. Seu vídeo mais famoso é o Paul Rodriguez's Forecast. Ganhou os X Games de 2004 , 2005e 2009 na categoria Street.


Sandro Dias

Sandro Dias, mais conhecido como "Mineirinho" (Santo André, São Paulo, 18 de Abril de 1975), é um skatista brasileiro. Skatista profissional desde 1995, começou a andar dez anos antes. É considerado o “Rei do 540”, e foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°, e o primeiro a voltá-la durante sua linha em uma competição. Hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005) e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006).
O início de Sandro, também conhecido pelo apelido de “Mineirinho”, no skate foi curioso. Por volta de 1986, o atleta pegava o skate do irmão de um amigo de infância emprestado, colocava um pneu de carro em cima e descia a ladeira da garagem de seu prédio sentado.
Pouco depois, às vésperas do natal, Sandro pediu um skate para o seu pai. Quando ganhou o presente, começou a se interessar mais e a freqüentar diariamente uma pista – ou melhor, um half pipe de madeira – que alguns skatistas construíram no fundo de uma loja perto da casa dele (Força Local).
Após alguns meses, participou do seu primeiro campeonato na categoria iniciante. Na Prefeitura Municipal de Santo André, local que abrigou o evento, ele era o atleta mais novo da competição e terminou em oitavo.
A experiência adquirida em mais alguns campeonatos e a evolução técnica deram a Sandro Dias condições de conquistar o primeiro título cedo. Em 1988, aos 13, foi campeão brasileiro de street iniciante. De sobra, ainda fez a sua primeira viagem internacional naquele ano. Foi para os Estados Unidos, onde andou e conheceu algumas pistas de skate.
Em 1989, na Alemanha, disputou o seu primeiro campeonato internacional. Apesar de ainda ser amador no Brasil, competiu como profissional e terminou em 31º.
Depois disso, Sandro continuou competindo no Brasil como amador, mas o skate começou a sumir no início da década de 90. Como as pistas desapareceram, foi obrigado a parar, pois não tinha mais onde andar por aqui.
Em 1995, depois de alguns anos sem pisar no skate, ficou sabendo que iria acontecer um campeonato profissional de vertical (half pipe) em uma feira de esportes no Shopping Center Norte, em São Paulo. Foi até lá para assistir, mas levou também o seu equipamento.
O que Sandro imaginava foi além, pois acabou participando e terminando na quinta colocação. Empolgado pelo resultado, não parou mais de andar e treinar. Nos dois anos seguintes foi competir na Europa, e em 1997 foi pela primeira vez ao Slam City Jam, em Vancouver, no Canadá.
A partir de 1998 começou a freqüentar mais eventos nos Estados Unidos. Em 1999, também participou pela primeira vez dos X Games e dos Gravity Games, considerados os mais importantes do circuito Mundial, e terminou a temporada entre os top 20.
Em 2000, participou de mais eventos nos Estados Unidos e na Europa. Novamente disputou os X Games e os Gravity Games, e fechou o ano entre os top 10. Em 2001, a evolução no ranking continuou. Competiu em praticamente todos os eventos WCS pelo mundo, ganhou a última etapa, terminou o ano entre os cinco melhores e foi campeão do circuito Europeu.
No ano de 2002, o brasileiro novamente participou de todas as etapas do circuito Mundial, ganhou alguns campeonatos, se deu bem em vários, participou mais uma vez dos X Games e dos Gravity Games e terminou o ano em quarto colocado no ranking mundial.
A sua caminhada rumo ao topo do mundo finalmente chegou ao seu ápice em 2003. Logo no início da temporada, conseguiu o título de quatro torneios consecutivos, incluindo o Latin X Games, no Brasil, e o Slam City Jam, em Vancouver (CAN), e abriu uma vantagem confortável no ranking. Com mais alguns bons resultados, assegurou o título mundial e concretizou um grande sonho.
No início de 2004, a sua vontade era superar o ano anterior. Além do bicampeonato mundial, o 900º (dois giros e meio no ar), que acertou em várias oportunidades na temporada, foi outro sonho realizado. Em uma das vezes que repetiu a manobra, conquistou a sua primeira medalha de ouro nos X Games de Los Angeles, um dos principais eventos do mundo, na categoria Best Trick.
Na seqüência, o começo de 2005 não poderia ser melhor. Além de quatro títulos nas cinco primeiras competições (Coréia do Sul, Alemanha, França e Taiwan), conquistou o vice-campeonato no Oi Vert Jam, realizado no Rio de Janeiro, e ainda acertou um 900º que levantou a galera. Novamente com boa vantagem, também aberta pela medalha de bronze nos X Games de Los Angeles, manteve a liderança até o final da temporada e levantou o tricampeonato mundial.
Motivado pelos resultados dos anos anteriores, Sandro começou a temporada 2006 com um gás extra. No final do ano, pôde contabilizar seis primeiras colocações em 11 competições disputadas – entre elas o ouro nos X Games de Los Angeles e a inédita vitória no Dew Tour, na terceira etapa do circuito, em Portland – e o quarto título do mundo.
Para celebrar a série de títulos mundiais, organizou a primeira edição do “O dia D”, que aconteceu em Santo André, em dezembro de 2006, e reuniu o I Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador, show do Charlie Brown Jr. e apresentação de profissionais. Cerca de oito mil pessoas prestigiaram o evento.
Propenso a incentivar cada vez mais a molecada, Sandro organizou, logo no início de 2007, a segunda edição do Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador. O sucesso do evento lhe deu ainda mais motivação para realizar o terceiro no final do ano. Entre um e outro, obteve de novo bons resultados no circuito mundial, com vitórias no Rio de Janeiro e em Praga, e se tornou pentacampeão do mundo.
Novamente em dezembro e em Santo André, fez a segunda edição do “O dia D” e aproximadamente 25 mil pessoas compareceram ao Parque Central.


Pedro Barros
Pedro Barros (nascido em 16 de março de 1995) é um skatista brasileiro. Ele foi duas vezes medalhista de ouro nos X Games, nas modalidades: Skate Vert Amadora e Skate Parque. E uma vez medalhista de prata na modalidade Skate Parque.
Pedro também é apontado por muitos como o sucessor de Sandro Dias e Bob Burnquist como o principal representante do país na modalidade Vert.